2017-12-21

OS AMIGOS BONS...DESPEDEM-SE ANTES DO NATAL!




ACHAS?
Há sempre uma hora, há sempre um dia. Que nós, como verdadeiros Amigos de quem somos, desejamos vá sendo adiado. Mas o momento é inevitável. E hoje, pela pena do filho Rui na página do pai, chegou a tristeza de uma nota em tom poético sobre o passamento do Tozé Cardoso Pinto. Conheci-o há muitos anos, trabalhava ele na RDP, em Lisboa, depois de ter emprestado a sua voz e a sua sensibilidade à Rádio em Angola. Cardoso Pinto nasceu em Malanje. E conhecemo-nos no Porto, por ocasião de uma visita de trabalho do então Diretor de Informação José Gabriel Viegas. Depois, fomos mantendo o contacto, embora o Tozé tenha preferido deslocar-se para a área dos programas, ali mesmo À Esquina da Um. Tinha mais a ver com a sua forma de estar, com a sua sensibilidade, com o seu ritmo. Um tom que ele deixava transparecer quando me respondia : «achas»?
Pois o Tozé foi seguramente uma das pessoas mais responsáveis pela minha ida para Macau trabalhar na TDM. E foi lá, também com ele, que eu me fui apaixonando pelo gosto de trabalhar as palavras. A minha poesia ganhou forma ali na Rádio, em Macau. Obrigado Tozé pela Amizade, grato pelo teu cuidado e teimosia em querer trabalhar comigo. O meu abraço em estereofonia – bem expresso neste prefácio da Inês Pedrosa ao teu livro A LUA DOS ASTRONAUTAS NÃO É A MINHA LUA:
" CORAÇÃO EM ESTEREOFONIA "
Cercar de fogo as margens brancas da rádio é um labor delicado,
porque aqui o fogo tem que arder no escuro, como diria Camões
se ouvisse telefonia.

Há que fazer com que a palavra pareça música, a música pareça segredo
e ambas abracem aquilo que do outro lado é solidão.
Como a poesia, ou com ela. Cardoso Pinto sabe disto e sabe a isto.
Trabalha-se com o coração à beira-boca no limiar da absoluta invisibilidade,
no palco do puro instantâneo.

... Com mais ou menos estereofonia, o desafio continua suspenso pelo mesmo precário fio de sintonias: a transparência da palavra, o grão da voz.
Cardoso Pinto disse, e agora escreve: "reflectindo, reflectimo-nos".

Disse e escreveu pequenas histórias de estrelas e sábios passeando pelo céu imenso de uma cidade irresistivelmente violenta.
O que ele disse escreve-se.

Há coisas assim que ditas já são outras verdades.
====
António Bondoso
Jornalista.
21 Dez. 2017



Sem comentários: