2017-08-22

MOIMENTA DA BEIRA DEVE ASSUMIR A LIDERANÇA DA REGIÃO.



MOIMENTA DA BEIRA DEVE ASSUMIR A LIDERANÇA DA REGIÃO.
Com esta ideia genérica, José Eduardo Ferreira parte para a sua última campanha autárquica sem promessas mas com dois compromissos: uma aproximação ainda maior ao tecido empresarial, de modo a inverter o ciclo da desertificação do interior e evitar o que chama de ponto de não retorno e, por outro lado, uma forte determinação pessoal em continuar a afirmar Moimenta em todos os Fora nacionais e internacionais, com capacidade e competência.  
José Eduardo Ferreira, que já leva 8 anos como Presidente do Município e que teve uma larga e longa experiência como vereador da oposição, é visto pelos órgãos dirigentes do partido socialista como um dos melhores presidentes de câmara a nível nacional. Foi isso que vieram dizer a Moimenta o líder do PS/Viseu, António Borges e, em representação do secretário-geral do partido, o Professor Caldeira Cabral, atual ministro da economia.
Sendo a sua última campanha autárquica, José Eduardo Ferreira apelou ao voto de todos a 1 de Outubro, de forma a que as listas do PS consigam a maior vitória de sempre. Porque é merecida, na sua opinião. E justificou com obras, mas sobretudo com o esforço para deixar uma situação financeira consistente. Realçando a confortável capacidade de endividamento na ordem dos 58%, o autarca frisou que não é possível almejar desenvolvimento sem ter contas saudáveis. E lembrou que, mais do que as obras, o que conta verdadeiramente é a capacidade de inclusão – da sociedade em geral e das empresas em particular – para fazer do interior um espaço vivo!
Na sessão de apresentação da candidatura, vários oradores lembraram a ação de José Eduardo Ferreira, quer pelo facto de devolver prestígio a Moimenta da Beira, quer pelo pormenor de ter colocado Moimenta no mapa, ultrapassando as muralhas da interioridade e criando uma nova centralidade. O candidato à presidência da Assembleia Municipal, Alcides Sarmento, lembrou por exemplo que o desenvolvimento reflete particularmente a forma como a sociedade se organiza, sendo fator determinante a inclusão. E a propósito do protagonismo que fez de Moimenta da Beira a nova centralidade da região, Alcides Sarmento recuou a 1857 e ao Juiz da Comarca José Freire de Serpa Pimentel – 2º Visconde de Gouveia – para valorizar a ideia de “um concelho populoso e extenso, uma vila que pela sua posição geográfica, pelo seu comércio e pela sua indústria podia ser chamada a rainha das povoações dum círculo não pequeno…”(1).
Ainda uma outra ideia de José Eduardo Ferreira, para fechar este apontamento: não há renovação de mandatos. Cada um é um projeto novo que exige construir uma solução nova. E o lema da campanha “Uma Força Nova para…seguirmos juntos” está aí plasmado. O importante é o respeito por todos, mesmo por aqueles que não querem estar na campanha do PS. Proximidade, legitimidade, lealdade, humildade…para a liderança da região que Moimenta da Beira deve assumir. Como realçou, ou a região se desenvolve em conjunto…ou poderá vir a desaparecer igualmente em conjunto.
(1)- em OS OITO CONCELHOS DE MOIMENTA DA BEIRA. 3ª edição, Agosto de 2001. A. BENTO DA GUIA. Pg.186.
António Bondoso
Jornalista

Agosto de 2017

Sem comentários: